terça-feira, 30 de outubro de 2007

Ciência - Buraco negro gigante

Ajudados por dois satélites da Nasa, os astrônomos descobriram a existência de um buraco negro que já ultrapassou um recorde anunciado há apenas duas semanas, em 17 de outubro. Com massa que pode chegar a 33 vezes a do Sol, ele é, agora, o buraco negro mais maciço que orbita outra estrela de que se tem notícia.
Esta concepção artística mostra gases espiralando dentro do buraco negro recém-descoberto, o maior de sua categoria. Aquecidos, os gases emitem raios-X, o que faz com que os astrofísicos deduzam a existência do astro (Foto: Aurore Simonnet/Sonoma State University/NASA )

Pertencente à categoria dos buracos negros de massa que podem ser comparadas às de grandes estrelas, ele é menor do que os gigantes encontrados em centros de galáxias.

A nova descoberta foi localizada na constelação Cassiopéia, em uma galáxia-anã -- a IC 10, a 1,8 milhões de anos-luz da Terra.

Os astrofísicos não esperavam encontrar um buraco negro deste tipo tão grande e passaram a crer que eles podem ser bem maiores do que antes se imaginava.

Fonte: www.g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário