sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Tecnologia - Sorriso dispara clique de câmera digital

Se uma imagem vale mais que mil palavras, quanto vale um sorriso numa foto? Cerca de US$ 350 dólares, pelo menos segundo uma nova tecnologia de câmeras digitais da Sony que se baseia nos sorrisos das pessoas para tirar uma fotografia.

Com a ajuda de tecnologia de detecção facial, as câmeras digitais de 8 megapixels DSC-T70 e DSC-T200 não disparam até que a pessoa selecionada sorria. E mesmo com algumas pessoas no mesmo quadro, o fotógrafo pode designar em qual rosto focar por meio de um painel LCD sensível a toques.

"A função de reconhecimento de sorrisos permite que você escolha uma entre até oito pessoas como sendo aquela terá o sorriso que vai disparar a câmera", explicou o responsável por desenvolvimento de produtos da Sony, Akira Tokuse. "Em uma imagem com pais e um bebê, você pode selecionar o bebê."

A tecnologia "Diga Xis" tem três níveis de sensibilidade, do sorriso mais discreto até a mais sonora gargalhada. As vendas das máquinas no Japão começam na próxima semana e no restante do mundo, ainda neste mês.

A tecnologia de detecção de sorriso da Sony envolve a japonesa Omron Corp, que desenvolveu o software "verificador de sorriso", capaz de identificar felicidade por sinais faciais como dobras da boca e dos olhos ou separação dos lábios.

Fonte: www.g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário