sábado, 29 de setembro de 2007

Tecnologia - Impressora sem tinta leva impressão para a era da mobilidade

Cansado de ficar sem tinta justamente na hora de imprimir aquele documento urgente ou de ter que pagar praticamente o preço da impressora em um novo cartucho a cada troca? Eleita uma das 10 empresas que devem “mudar as regras do jogo” na sua indústria pela revista Business 2.0, a norte-americana Zink Imaging pode ter a solução para os seus problemas: uma impressora sem tinta.

A tecnologia patenteada pela companhia norte-americana substitui os cartuchos, toners e afins por um papel especial que traz embutidos cristais microscópicos, protegidos por uma camada de polímero. Na sua forma original, os cristais não são coloridos, portanto o papel se parece com uma folha branca qualquer.

A primeira impressora portátil baseada na tecnologia chega ao mercado no início de 2008, com um preço estimado em 129 dólares.

A impressora portátil vai imprimir imagens no formato de 2” x 3” (5,1 cm x 7,6 cm) e a previsão é que um pacote com dez folhas de Zink Paper - o papel especialmente produzido para a impressora - neste formato vá custar 1,99 dólares. “O papel é o único suprimento necessário.

As impressoras podem ser do tamanho do bolso ou embutidas em praticamente qualquer dispositivo eletrônico”, explica Wicker. As câmeras fotográficas digitais e celulares com câmera, por exemplo, são candidatos naturais a embarcar a tecnologia.

Além de portáteis, as impressoras Zink serão mais amigáveis ao meio-ambiente, já que eliminam a geração de resíduos - nada de cartuchos e toners indo parar no lixo. A fabricante também promete maior durabilidade das fotos. “O Zink Paper está sempre seco e não é sensível a luz, como os filmes de antigamente.

Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário