terça-feira, 8 de abril de 2008

CD do Futuro Terá Capacidade de 1 Petabyte

Cientistas da Univesidade de Swinburne desenvolvem um projeto de nanotecnologia que pretende incluir um petabyte --quatrilhão de bytes-- em um só disco, informou o jornal britânico "The Inquiror" na segunda-feira (7).

Com a tecnologia, o disco suportaria uma quantidade de dados 20 mil vezes superior ao dos discos Blu-ray e poderia armazenar até 200 mil vezes mais que os atuais DVDs.

Segundo afirmam os pesquisadores, um CD normal possui espessura de 1,2 milímetros, mas a informação guardada com a tecnologia atual ocupa cerca de 0,1% do volume total. Os outros 99,9% do espaço do disco é desperdiçado.

O projeto, que tem duração de cinco anos e um milhão de dólares de investimento, tem por objetivo desenvolver uma técnica em que este espaço a mais seria utilizado.

A idéia dos pesquisadores é aumentar o número de camadas que podem ser usados para armazenar os dados.


Fonte: www.folha.com.br

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia o Blu-ray ou até mesmo um DVD demoram uma eternidade para gravar um disco completo. Imaginei um disco com capacidade imensamente maior, quanto tempo demoraria para gravar?

    Será que os dados estariam seguros?
    pois um mínimo risco poderia comprometer muita coisa do disco.

    Gostaria de saber quais os pós e os contras que encontraram nessa pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Acho que com essa nova tecnologia de armazenamento iria surgir um hardware com velocidade para gravação e leitura superiores aos que existem hoje.
    Os discos de Blue-ray são muito mais resistentes do que os discos de DVDs, com certeza a tendência é so melhorar!

    ResponderExcluir