1 byte: Uma letra
10 bytes: Uma ou duas palavras
100 bytes: uma ou duas frases
1 kilobyte: Uma história muito curta
10 kilobyte: Uma página de enciclopéia (talvez com uma foto simples)
100 kilobytes: Uma fotografia com resolução média
1 megabyte = 106: Um romance
10 megabytes: Dois exemplares das obras completas de Shakespeare
1 gigabyte = A caçamba de uma pickup cheia de páginas de texto
1 terabyte = 50.000 árvores transformadas em papel
10 terabytes: A coleção impressa da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos (que consta de 130 milhões de artigos, cerca de 852,77 Km de livros, entre eles 29 milhões de livros, 2,7 milhões de gravações, 12 milhões de fotografias, 4,8 milhões de mapas e 58 milhões de manuscritos).
1 petabyte = O arquivo de Internet Wayback Machine tem quase 2 petabytes de dados e na atualidade está crescendo a um rítmo de 20 Terabytes por mês.
1 exabyte = Estudos de Berkeley estimam que no final de 1999 a soma dos conhecimentos produzidos pelo homem (incluí dos todos os áudios, gravações de ví deo e texto / livros) foi de aproximadamente 12 exabytes de dados.
1 zettabyte = A IDC estima que para o ano 2010, haverá 988 exabytes, pouco menos de um zettabyte, em todos os computadores de armazenamento do mundo inteiro.
1 yottabyte = A IBM calcula que depois de 2010 o volume de dados acessí veis online, seja na Internet ou nas redes corporativas se espera que se aproxime de um yottabyte, ou 1 bilhão de terabytes.
Com estes dados (no final, dados) podemos inferir que saber navegar neste mar de dados é algo fundamental para a competência educativa de gerenciar a informação, estruturá-la, sintetizá-la e abstraí -la até o plano de conhecimento. Um desafio importante nesses tempos que vivemos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário