quinta-feira, 28 de agosto de 2008

WGA Esta de Volta...

No final de setembro, usuários brasileiros de cópias ilegais do sistema operacional Windows XP, começam a receber um novo tipo de notificação mais "incômodo" da Microsoft. A nova onda mundial de caça aos piratas começou a ser promovida pela Microsoft na terça-feira (26/08).

Seguindo a mesma engenharia aplicada no SP1 do Windows Vista, pelas novas medidas de combate à pirataria, o sistema operacional não legalizado passará a exibir uma tela preta no lugar da área de trabalho, diariamente, 60 minutos após a entrada do PC em funcionamento.

O usuário não perderá dados, mas terá uma diferenciação de uso. Se possui, por exemplo, uma foto como tela de fundo no PC, após uma hora, a foto será substituída por uma tela preta, uma marca d´agua e uma notificação sobre a originalidade do sistema", explica Ricardo Wagner, gerente de produto Windows da Microsoft Brasil.

Além da tela preta, o sistema promove uma contagem regressiva solicitando uma chave de ativação em 30 dias. Após este período, envia mensagens diárias para alertar o usuário de que a cópia possui um número de série repetido em relação aos armazenados como originais nos servidores da Microsoft.

Anteriormente, os alertas do WGA para Windows XP eram limitados a mensagens quando o usuário fizesse logon e a avisos periódicos em um balão pequeno. A área de trabalho, no entanto, não era alterada e o software não colocava mensagens persistentes na tela. A aviso do logon continuará no novo programa.

Agora, o WGA mudou também a forma como lida com futuras atualizações.

Para o novo Notifications, instalações de Windows XP Pro, os clientes terão também um simples Acordo de Licenciamento do Usuário Final (da sigla em inglês EULA) para aceitar, preferencialmente a outros assistentes de instalação, disse o porta-voz da empresa. “Esse novo EULA foi modificado para permitir o controle de validação antipirataria, para a atualização automática, por si só, de futuros lançamentos.

O EULA, na verdade, contém novas frases, como: “As atualizações ou downloads são necessários para o bom funcionamento deste complemento e pode ser baixado e instalado sem qualquer outra notificação para você”. A mudança também se aplica a qualquer instalação de versões futuras do WGA Notifications.

Segundo a Microsoft, a nova versão do Notifications começará a aparecer aos usuários de PCs nesta semana, mas o processo levará mais alguns meses para ser implantado em todos os PCs.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário