domingo, 15 de agosto de 2010

Hoje é Dia Dos Solteiros…

Quarto Solteiro

Parabéns aos solteiros de plantão neste domingo (15)! Hoje, afinal, é o dia de vocês e ninguém pode importunar com aquelas velhas e batidas perguntas do tipo "quando vai casar?", "ainda está sem namorada?", "ficou para a titia é?", entre outras. Até porque, para um solteiro convicto, o fato de não manter uma relação duradoura não quer dizer que a pessoa está amargando a solidão.

Segundo a psicóloga, psicanalista e socióloga pós-graduada em filosofia da educação pela PUC-SP, Nilda Jock, apesar de não haver problema nenhum em um indivíduo querer viver sem um compromisso amoroso mais sério contanto que não prejudique ninguém, ela ressalta que principalmente o brasileiro normalmente procura um parceiro amoroso.

"Geralmente a fase do 'apaixonamento' provoca um enlevo, gera uma espécie de anestésico no indivíduo. E apesar dele saber que este primeiro nível da relação é fulgaz, pois vai desaparecendo à medida que começam a surgir as mazelas e complicações que todo o relacionamento possui, o indivíduo apaixonado se deixa levar por essa emoção (...). Culturalmente, o brasileiro é mais afetivo e tende a se inclinar para estar sempre à procura de uma relação amorosa, formar uma família, etc. Mas não é um povo vanguardista", ponderou.

A socióloga ainda explicou que atualmente a maioria das pessoas são mais críticas e não tão necessitadas de encontrar complementação para se sentirem felizes: "Alguém para dividir os prazeres de desprazeres da vida é sempre valioso, mas é claro que isso não é uma regra e quem decide permanecer solteiro não está de forma alguma se distinguindo do comum, pois a vontade ou não de se estar solteiro depende do sujeito e a maneira como ele vê sua vida."

Mas ela fez uma ressalva: "Acredito que ser solteiro na visão de alguns brasileiros muitas vezes significa que tal pessoa que está sozinha, principalmente se já passou da adolescência, é alguém que ainda não ascendeu, que não amadureceu realmente. Mesmo que a tal indivíduo já tenha obtido significativas conquistas financeiras".

dia_dos_solteiros1

Texto by PRISCILLA AURELIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário