sábado, 22 de dezembro de 2007

Astronomia - Marte estará mais brilhante nesta véspera de Natal

Quem gosta de astronomia vai ganhar um presentão de Natal no próximo 24 de dezembro. Marte, que atingiu seu ponto mais próximo da Terra no último dia 18, não só vai estar pertinho, como vai ser facilmente observável graças à posição em que estará e à Lua cheia, que surge na véspera de Natal.

Não espere, no entanto, vez Marte do tamanho da Lua, como um boato que circulou na internet em agosto passado afirmava que aconteceria. Isso é impossível. Embora maior e mais brilhante, o planeta corresponderá a apenas 1/127 do disco da Lua. Quem observar a olho nu verá Marte mais parecido com uma estrela brilhante que não pisca.

Impacto futuro

Nesta semana, os astrônomos divulgaram também que Marte pode estar no caminho de um asteróide, que pode atingir o planeta no dia 30 de janeiro. As chances do impacto ocorrer são de uma em 75 –- muito mais provável do que os números que os astrônomos costumam ver.

O pedaço de rocha espacial foi descoberto no mês passado e batizado de 2007 WD5. Em 1908, um asteróide de um tamanho parecido caiu na Sibéria e matou 60 milhões de árvores ao liberar uma energia equivalente a de uma bomba nuclear.

Mais observações serão feitas, e os cientistas acreditam que o risco de impacto deve diminuir nas próximas semanas. Mesmo que o asteróide atinja o planeta, os astrônomos acreditam que os robôs da Nasa que estão por ali não correm perigo, pois estariam fora da área de impacto.

Fonte: www.g1.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...