quinta-feira, 1 de abril de 2010

Confirmada a Descoberta de Nemesis

nemesis_1 Agência Espacial Americana conta com seu recém-lançado instrumento WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), que começou a funcionar em 14 de janeiro, para confirmar ou refutar de vez a existência de Nemesis, acaba de confirmar a sua localização próximo a nuvem de Oort em uma distancia de aproximadamente 1 ano luz da terra. Nemesis um objeto misterioso ronda o planeta sem ser notado. Invisível a seus habitantes, ele seria responsável pelo aniquilamento periódico da vida.

A Nemesis, também conhecida como Estrela da Morte, seria uma estrela anã vermelha ou marrom maior do que Júpiter. Sua presença afetaria periodicamente o cinturão de asteróides que ronda nosso sistema, enviando detritos em direção aos planetas, essa interação entre o nosso Sol e Nemesis poderia perturbar a Nuvem de Oort de tempo em tempos, regularmente enviando cometas em nossa direção. Com a distancia de 1 ano luz calcula-se que a orbita de Nemesis dure em torno de 26 milhões de anos, fato que explica ela nunca ter sido detectada antes por que nessa distancia o movimento é mínimo muito difícil de enxergar.

Os cientistas da Agência Espacial Americana acreditam que Nemesis já pode estar causando perturbações há algum tempo na nuvem Oort, e poderia também ter alterando significadamente a trajetória de alguns corpos celestes no nosso sistema solar um deles seria o meteoro “Apophis” esse asteróide de 350 metros de largura foi anunciando em dezembro de 2004 como tendo uma chance de 0,3% de colidir com a Terra em 13 de abril do ano 2029. Embora a possibilidade pareça insignificante, ele foi o primeiro a atingir o nível 2 da escala de Torino, que classifica o perigo associado a asteróides e cometas (veja abaixo).torino

É possível que sua mudança de trajetória faça Apohis retornar um pouco mais cedo, a daqui a 2 anos ou seja em 2012, mais ainda não se sabe ao certo a probabilidade de impacto com a terra, mas a recomendação que ele seja elevado a nível 7 na escala Torino.

 

 

 

 

Veja um vídeo abaixo do canal History Channel alertando sobre o perigo de Nemises.

 

Calma você ainda tem muito tempo porque hoje é 1º de Abril de 2010...

Nenhum comentário:

Postar um comentário