terça-feira, 10 de junho de 2008

EUA Terá Computador Mais Rápido do Mundo

Um computador projetado para executar testes virtuais das armas nucleares dos Estados Unidos será o mais rápido do mundo, executando mil trilhões de cálculos por segundo, anunciou o Departamento de Energia do governo norte-americano nesta segunda-feira (9)O Roadrunner, da IBM, foi instalado no Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México, e é o primeiro a alcançar a marca conhecida como petaflop de performance sustentada.

"Para colocar isso em perspectiva, se cada uma das 6 bilhões de pessoas da Terra tivesse uma calculadora para trabalhar em conjunto em um cálculo 24 horas por dia, 365 dias por ano, seria necessário 46 anos para fazer o que o Roadrunner é capaz de fazer em um dia", afirmou o departamento.

"Flop" é um termo relativo a operações de ponto flutuante por segundo. Um petaflop equivale a mil trilhões de cálculos por segundo.

"O Roadrunner será usado pelo Administração Nacional de Segurança Nuclear do Departamento de Energia para executar cálculos que melhoraram em muito a capacidade de nos certificar de que os estoques de armas nucleares dos EUA são confiáveis sem a necessidade de se executar testes nucleares subterrâneos", informou o departamento em nota à imprensa.

Fonte: www.folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário