quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Blu-Ray Vence HD-DVD

A vitória do Blu-ray significa que o consumidor não precisa mais escolher entre formatos rivais incompatíveis, correndo o risco de optar por um equivalente do padrão Betamax no século 21 tecnologia da Sony para videocassetes que foi derrotada pelo sistema VHS nos anos de 1980. O disco Blu-ray tem capacidade máxima de até 50 GB de dados, contra 30 GB do HD-DVD.

 

Blu-Ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros). Blu-ray obteve o seu nome a partir da cor azul do raio laser ("blue ray" em inglês significa "raio azul"). A letra "e" da palavra original "blue" foi eliminada porque, em alguns países, não se pode registar, para um nome comercial, uma palavra comum. Este raio azul mostra um comprimento de onda curta de 405 nm e conjuntamente com outras técnicas, permite armazenar substancialmente mais dados que um DVD ou um CD. A Blu-ray Disc Association (BDA) é responsável pelos padrões e o desenvolvimento do disco Blu-ray. A tecnologia Blu-Ray é utilizada notoriamente pela PlayStation 3 da Sony.

Blu-ray e HD DVD concorreram pela sucessão do DVD. No entanto em 19 de Fevereiro de 2008, a Toshiba comunicou a decisão de não continuar com o desenvolvimento, fabrico e comercialização do HD DVD. Segundo Atsutoshi Nishida, presidente da Toshiba, a decisão da Warner Bros. em usar exclusivamente o Blu-ray foi preponderante para a tomada dessa decisão. O Blu-ray ganhou assim a guerra contra o HD DVD e é o novo sucessor do DVD.

Diferenças entre o Blu-ray, o HD DVD e o DVD

  Blu-ray HD DVD DVD
Capacidade (armazenamento) 23.3 / 25 / 27 GB (Camada Única)
46.6 / 50 / 54 GB (Camada Dupla)
15 GB (Camada Única)
30 GB (Camada Dupla)
4.7 GB (Camada Única)
8,5GB (Camada Dupla)
Comprimento de Onda do Raio Laser 405 nm 400 nm 650 nm
Taxa de Transferência 54,0 Mbps 36,55 Mbps 11,1 Mbps
Formatos Suportados MPEG-2, MPEG-4 AVC, VC-1 MPEG-2, VC-1 (Baseado no WMV), H.264/MPEG-4 AVC MPEG-2
Resistência a arranhões e gordura Sim Sim Não

 

Fonte: pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário