quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Aprenda como Viver Mais e com Saúde

Adotar hábitos saudáveis – praticar exercícios físicos regularmente, ter alimentação rica em frutas e vegetais, beber álcool moderadamente e não fumar – pode prolongar a vida em até 14 anos, de acordo com um estudo britânico.

Avaliando aproximadamente 20 mil pessoas com idades entre 45 e 79 anos, os pesquisadores da Universidade de Cambridge e do Conselho de Pesquisa Médica de Norfolk concluíram que aqueles que não seguem nenhum dos quatro preceitos saudáveis têm quatro vezes mais chances de morrer. Eles observaram ainda que a classe social e o índice de massa corporal não tinham nenhuma influencia e que a redução foi maior entre as mortes por doenças cardiovasculares.

Pontuação

As pessoas recebiam um ponto para cada um dos seguintes hábitos: não fumar, consumir apenas entre uma e 14 unidades de álcool por semana (o equivalente a entre meio e sete copos de vinho), ingerir cinco porções de frutas ou verduras por dia e não ser fisicamente inativo.

Este último hábito foi definido como ter uma profissão sedentária e realizar meia hora de exercício por dia ou ter um emprego não-sedentário, como o de enfermeira ou encanador.

De acordo com os resultados, os pesquisadores afirmam que o grupo que marcou quatro pontos tinha menos risco de morrer e que uma pessoa com 60 anos com zero ponto tinha o mesmo risco de morrer que uma pessoa de 74 anos com quatro pontos.

"Sabemos que isoladamente medidas como não fumar e praticar exercícios podem ter um impacto na longevidade, mas esta é a primeira vez que olhamos para todos os hábitos ao mesmo tempo", disse o professor Kay-Tee Khaw, chefe da pesquisa.

As descobertas foram mais acentuadas na redução das mortes por doenças cardiovasculares: pessoas com nenhum ponto tinham cinco vezes mais risco de morrer do que aquelas com quatro pontos.

Fonte: blogboasaude.zip.net
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