domingo, 2 de dezembro de 2007

Tecnologia - Brasil na era da HDTV

Um discurso do presidente que será transmitido às 20h30 de hoje em alta definição (HD) diretamente da Sala São Paulo, na capital paulista - marcará oficialmente a chegada da televisão digital no Brasil. Pouca gente vai notar diferenças num primeiro momento. O sistema, que permite ganho de qualidade de imagem e som, interatividade e multiprogramação, será recebido apenas na região da Grande São Paulo - e somente por quem já tem instalado um conversor para TV digital em televisores de resolução mínima de 720 linhas.

Pelo cronograma, a transmissão que começa hoje na Grande São Paulo deverá estar implantada até 2010 em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. A expectativa é de que as três primeiras capitais já adotem o sistema no primeiro semestre do ano que vem. Em 2011, pelas metas do ministério, todas as capitais serão obrigadas a ter o sinal digital no ar. A data é considerada conservadora, pois o governo espera que esse patamar seja atingido no início de 2009. Em 2013 termina o prazo para que as retransmissoras tenham sinal digital. A partir daí, todas as cidades com sinal analógico - que sairá do ar no dia 29 de junho de 2016 - passam a ter também o digital.

Os novos televisores produzidos no Brasil já vão sair da fábrica adaptados para receber a transmissão em alta definição. Quem não tiver um desses precisa adquirir um conversor para captar as imagens - que hoje serão transmitidas pelos canais abertos disponíveis na Grande São Paulo (Cultura, SBT, Globo, Record, RedeTV, Gazeta e Bandeirantes). Os aparelhos de decodificação estão sendo vendidos por preços entre R$ 499 e pouco mais de R$ 1 mil. Quem os tiver precisa ter também antena de captação do tipo UHF (ultra high frequency). Quem recebe o sinal via cabo também precisará de um decodificador.

O sistema escolhido para a transmissão digital no Brasil foi o japonês (ISDB-T), que permite melhor mobilidade - ou seja, a imagem pode ser captada por celulares ou aparelhos instalados em veículos. O sistema europeu, que concorreu com o japonês, é mais barato e foi o escolhido pelos chineses para a implantação da TV digital.

Fonte: www.yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário