quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Saúde - Quanto mais larga a cintura, maior o risco de diabetes e doença do coração

Um perímetro de cintura grande está estreitamente relacionado com o risco de sofrer doenças cardiovasculares e diabetes, independentemente de outros indicadores clínicos, como o peso e a idade do paciente, segundo um estudo científico internacional sobre a obesidade abdominal.

O estudo, elaborado por ocasião do Dia Internacional da Avaliação da Obesidade Abdominal e publicado na revista "Circulation", conclui que a gordura acumulada na cintura é um indicador clínico altamente relacionado com o risco de sofrer este tipo de doença, tanto em homens como em mulheres.

Segundo as conclusões do estudo, este novo indicador é tão importante como o Índice de Massa Corporal (IMC), a tensão arterial, a glicemia e o perfil lipídico ao identificar os pacientes que correm maior risco de sofrer doenças cardiovasculares e diabetes.

Recomenda-se que este parâmetro apareça na história clínica dos pacientes por ser uma medida prática da obesidade abdominal e um bom indicador da adiposidade intra-abdominal.

O estudo, o primeiro deste tipo em escala internacional, avaliou a freqüência na obesidade abdominal em 170 mil pessoas de 63 países diferentes dos cinco continentes.

Nos países europeus, um em cada oito homens e uma em cada 17 mulheres morrem antes dos 65 anos por causa de uma doença cardiovascular.

Em relação ao diabetes, sete milhões de novos casos são identificados ao ano, e a cada segundo morre uma pessoa no mundo devido a esta doença, que atinge 194 milhões de adultos.

Fonte: www.g1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário