terça-feira, 4 de setembro de 2007

Saúde - Cientistas encontram 'gene da magreza'

Como pode existir pessoas que comem a vontade e não engordam enquanto outras sofrem a vida inteira com dietas? A resposta pode estar nos genes. Cientistas americanos afirmam ter encontrado um gene que controla a formação de tecidos gordurosos no organismo. Quem possui uma cópia ativa dele teria resistência à acumulação de gordura e ao diabetes.

O efeito desse gene “antiobesidade” foi descoberto em grilos. Você já viu algum grilo gordo? Pois é, esse gene, descoberto inicialmente em moscas por outro grupo de cientistas, é o que tem mantido esses insetos “em forma” mesmo em épocas de muita comida disponível.

Agora, a equipe da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que ele também pode deixar vermes e camundongos magrinhos. E espera que o mesmo seja possível em seres humanos.

O líder do estudo, Jonathan Graff, acredita que se conseguir ativar esse gene, chamados de Adipose, mesmo um pouco, o resultado já seria visível. Isso porque ele encontrou uma relação direta entre a “dose” de ativação do gene e a quantidade de gordura no organismos dos animais. Quanto mais a Adipose trabalhava, mais magros eles eram.

Os resultados do grupo foram apresentados na edição deste mês da revista científica “Cell Metabolism”, do grupo “Cell”.

Fonte: www.g1.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...